ABAPORU : O NOSSO MOVIMENTO ANTROPOFÁGO
A pedido do Gabriel, aqui vai o resultado de uma reflexão sobre o que podemos fazer pelo futebol.
Inspirado pelo que fez o saudoso grupo formado por Tarsila do Amaral, Anita Malfatti, Oswald de Andrade, Mário de Andrade e Menotti del Picchia, na Semana de 22, podemos fundar o nosso grupo de luta pelo resgate da arte brasileira no futebol. Um único detalhe: eu não falo em BIG FIVE por dois motivos: primeiro, porque para mim são quatro, e não cinco; segundo, porque o termo está em inglês. Prefiro "O QUARTETO DE OURO" ao termo citado pelo Gabriel.
Nosso símbolo pode ser uma adaptação da tela "Abaporu", de Tarsila do Amaral. No lugar do sol, a bola, é claro. Ah, e sem o logo da Nike, bem claro.
Caros amigos amantes da bola deste Blog, segue abaixo o rascunho do nosso "Movimento Antropófago", totalmente inspirado no original de Oswald de Andrade, na sua ousadia, na sua irreverência e na sua brasilidade.
Igor
Só o futebol nos une. Socialmente. Economicamente. Filosoficamente.
Única lei do Brasil. Expressão mascarada de todos os individualismos, de todos os coletivismos. De todas as religiões. De todos os tratados de paz.
Torcer, or not torcer: that is the question.
Contra todas as seleções. E contra a lei da mediocridade no futebol.
Só nos interessa quem é gênio. Lei do futebol. Lei do craque.
Estamos fatigados de todos os técnicos medíocres suspeitosos postos nos cargos. Parreira e Zagallo quase acabaram com o futebol-arte e com outras belezas do mais popular dos esportes.
O que atrapalhava a arte eram os pernas-de-pau, o impermeável entre o mundo interior e o mundo exterior. A reação contra o craque criativo.
Filhos da arte, uni-vos ! Chega de esquemas europeus, chega de futebol de resultados, de ofensas à bola. Queremos a raiz do futebol brasileiro: de 58, 62, 70 e 82.
Contra todos os importadores de estratégia enlatada. A existência palpável da vida. E a mentalidade medíocre dos teóricos da bola.
Queremos Kaká, Ronaldinho Gaúcho, Adriano e Robinho juntos. E o sorriso em forma de gol !
Queremos o Abaporu. O homem que come...a bola !
2 Comentários:
Respondendo:
Gabriel: não sou publicitário. Trabalho em marketing mas sou engenheiro e administrador. Esse negócio de publicitário tem se tornado meio complicado ultimamente...
Contamos com sua habilidade para negociar com a família da Tarsila...
Sérgio: que Ronaldão? O bola? Não dá mais. Há uns 4 anos ele encabeçaria a lista. Hoje...
Igor
apoiado!! só mudaria a expressão Quadrado de ouro para Quarteto Fantástico ou Quarteto Mágico!
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial