quinta-feira, fevereiro 15, 2007

CONDENADOS À MORTE

Ontem vi o jogo do Palmeiras contra o Operário-MT, pela Copa do Brasil. Como sabemos, nestas primeiras fases, quando o visitante vence o 1º jogo com 2 ou mais gols de diferença elimina a segunda partida.

A novidade para mim foi saber o seguinte: se o mandante do jogo de ida consegue provocar a 2ª partida, tem direito a 100% da renda do primeiro jogo. Caso contrário, 60% da renda do 1º jogo fica com o visitante. Foi o que aconteceu ontem. O Palmeiras eliminou o Operário no 1º jogo e, de quebra, papou 60% da renda.

Segundo um dos repórteres da Bandeirantes, a folha salarial do Operário é de R$ 40 mil apenas. O cara disse ainda que o atual presidente do clube assumiu um clube em dificuldade financeira, que deve R$ 120 mil, se não me engano. Valores ínfimos quando se fala em clube grande de SP, RJ, MG ou RS. Mas devastadores para um Operário de MT.

Será que a CBF não deveria rever isto? A idéia de eliminar o 2º jogo é válida, sobretudo com um calendário apertado como o brasileiro. Mas clubes pequenos deveriam ter direito à renda do 1º jogo, deduzidos os custos do clube visitante com viagem.

Não sei, não, mas se a coisa continuar assim, clubes como Operário-MT vão desaparecer. Eles têm pouca torcida, nenhuma representatividade internacional, mas acabam sendo geradores de craques muitas vezes. Não sei como o futebol brasileiro vai se virar se clubes pequenos sumirem. Já estamos vendo até mesmo clubes como Portuguesa, Guarani e Ponte indo para o ralo. Imagino os Operários da vida.

Igor

1 Comentários:

Às sex. fev. 16, 10:09:00 AM , Blogger Ricardo Ferraz disse...

A verdade é que os times pequenos só sobrevivem porque esse país é a apaixonado por futebol. Quantos jogadores que sonham com uma carreira estão passando fome e jogando em times pequenos? Vi uma matéria na Gazeta outro dia que mostrava o desemprego assolando o futebol, dava dó dos caras jogando na terceira, em festivais em torneio de verão e etc...

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial