quarta-feira, janeiro 31, 2007

A INCRÍVEL POLÍTICA ALVI-VERDE

Caros idiotas, um feliz 2007 a todos.

Meu ano futebolístico começou, de fato, na última segunda-feira. Foi a data das eleições no Palmeiras para o biênio 2007/2008. Venceu Della Monica, venceu o Palmeiras. Venceu a esperança de que o clube continue a existir no futebol e que possa, quem sabe, voltar a ser de fato grande.

Para quem não é palmeirense ou não estava por dentro do que rolava por lá, eis o tamanho da encrenca:

- No início dos 90, era de ouro do leite, Mustafá Contursi (MC) era o presidente e Seraphim Del Grande (SDG), o vice. Luiz Gonzaga Belluzzo (LGB) fazia parte do time e foi um dos principais articuladores da parceria com a Parmalat.
- Havia um certo entendimento entre MC e SDG de que o segundo sairia como candidato à presidência quando acabasse o 2º mandato de MC com o apoio deste. Contudo, MC conseguiu mudar o estatuto do clube para se candidatar a um 3º mandato seguido. Uma tremenda bola nas costas de SDG. Naquele momento, eles romperam. SDG e LGB passaram a ser oposição ao grupo de MC.
- Em 2002, MC anunciou que deixaria a presidência. Porém, veio o rebaixamento para a Série B, e MC mudou de discurso, passando a dizer que seria novamente candidato para trazer o clube de volta à Série A. Reelegeu-se mais uma vez para o biênio 2003/2004. Na ocasião, deu uma verdadeira surra de votos em SDG, seu desafeto opositor.
- Para as eleições de janeiro de 2005, LGB foi o candidato da oposição. Tinha um bom e organizado "plano de governo". MC, por sua vez, finalmente abriu mão de concorrer, e a situação teve Afonso Della Monica (ADM) como candidato, apoiado por MC, contra LGB. A eleição foi mais equilibrada, mas deu de novo situação, com vitória de ADM, apoiado na época por MC.
- Veio o mandato de ADM. Logo de cara, ao contrário do que fazia MC, ADM se manifestou como dando total prioridade ao futebol, e abrindo mão da famigerada política do bom e barato, que de bom tinha nada. Foi o suficiente para comprar guerra com MC, que deixou de apoiá-lo e passou para a oposição. O mais engraçado é que, durante seu mandato, ADM ganhou o apoio dos seus ex-opositores, SDG, LGB e companhia limitada.
- O quadro da eleição da semana passada, então, era bizarro: ADM, cadidato da situação, tinha o apoio total do grupo que foi oposição durante quase uma década. E Roberto Frizzo (RF), ex-vice de ADM, saltou para a oposição apoiado pelo ex-situação MC !!!

Deu para entender? Não? Pois não culpo o amigo. Aquilo é mesmo um saco de gatos!

O resumo da ópera, para o bem do Palmeiras, é que o grande derrotado foi MC. Parece que, finalmente, o ditador foi destronado. A antiga oposição terá, enfim, sua chance. Mas será única. Ou tira de vez o clube do ostracismo, ou prepara o caminho para uma volta triunfal de MC e seu grupo. E para o sepultamento definitivo de um clube que já foi um dos grandes do mundo.

Igor

3 Comentários:

Às qua. jan. 31, 12:19:00 PM , Blogger Ricardo Amorim disse...

Igor, trocando os nomes a história pode se aplicar a muitos times grandes do Brasil.

 
Às seg. fev. 05, 03:50:00 PM , Blogger Ricardo Ferraz disse...

cara, o que aconteceu no domingo????

O jogo tava ganho... Para melhorar, o São Paulo tava ganhando mas tb cedeu o empate!!!

Rodadinha sofrível para palmeirenses e são paulinos. Vcs já estão acostumados, mas a gente....

Bom te ver de novo Igor!!!

 
Às seg. fev. 05, 05:19:00 PM , Blogger Igor disse...

Pois é, Ricardo. O jogo de ontem foi tão absurdo quanto o do meio de semana, contra a Ponte, que não viu a cor da bola, tomou um baile, mas venceu por 2 a 1. Coisas sobrenaturais que têm ocorrido no Parque.
Porém, pode parecer estranho mas é verdade, mantenho as esperanças. O time jogou muito bem nas duas últimas partidas. Espero que o resto da torcida tenha a mesma paciência que eu, porque não se monta um time da noite para o dia. Acho que iremos para as finais com os outros 3 grandes. Será um Paulistão de arrepiar, com os 4 grandes se enfrentando, eu acho.
Abraço,

Igor

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial