quinta-feira, setembro 15, 2005

O CERCO DA ADIDAS

Interessante a estratégia de marketing da Adidas, no cerco que tem feito à líder Nike. Com a compra mundial da Reebok, a Adidas passará a ficar bem perto da líder de mercado Nike, isto mundialmente falando. Imagino que nos EUA a Nike nade de braçadas sobre a Adidas e na Europa ocorra o inverso.

Nos Jogos Olímpicos a disputa entre Nike e Adidas tem sido muito legal de se ver, na briga pelo patrocínio das seleções. Mas acho que é no futebol que o cerco tem sido mais flagrante. Há poucos dias o Palmeiras anunciou que a Adidas venceu a concorrência e vai suceder a italiana Diadora a partir de janeiro, por 3 anos, como fornecedora de material esportivo do clube - todas as categorias e esportes.

Agora vejam como a briga tem sido interessante:

Espanha: Barcelona/Nike vs. Real Madrid/Adidas
Itália: Inter/Nike vs. Milan/Adidas
Argentina: Boca/Nike vs. River/Adidas
Seleções - Europa: Portugal e Holanda/Nike vs. Espanha, Alemanha e França/Adidas
Seleções A.Sul: Brasil/Nike vs. Argentina/Adidas
Brasil - RJ: Flamengo/Nike vs. Fluminense/Adidas
Brasil - SP: Corinthians/Nike vs. Palmeiras/Adidas

Com uma disputa tão intensa, quem sai ganhando são os clubes. As empresas investem muito mais do que os milhões pagos aos clubes diretamente. Todo o investimento em publicidade das marcas acaba se refletindo indiretamente em propaganda para os nomes dos clubes.

É uma briga boa de se ver, para quem gosta do mundo dos negócios.

Igor

1 Comentários:

Às sex. set. 16, 02:56:00 PM , Blogger Ricardo Ferraz disse...

Eu acho os uniformes da Adidas mais bonitos que o da Nike. É tradição contra a boiolice americana.

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial