quinta-feira, agosto 05, 2004

Ga-vi-ões! Fiel!

Liguei a TV no final do jogo. Estava chegando em casa e ouvi uns gritos. Muitos. Enraivecidos. Pensei: quem tá jogando? O Corinthians... Então ou é grito de corintiano ou dos palmeirenses daqui do bairro. Quem fez gol?
Liguei a TV... Gol do Corinthians. O terceiro. Acompanhei o final da rodada e do jogo para saber a classificação como estava. Parei de prestar atenção ao repórter. No fundo, a Gaviões da Fiel urrava seu grito de guerra e de desabafo fincando ali na arquibancada sua bandeira da vitória. Ganharam por 3 a 1 e estavam evidentemente muito felizes. Bom momento para esquecer o mundo comemorar. Eis que...

Para mim a grande diferença do futebol para os outros esportes é o fanatismo da torcida. Um gol é sempre um gol. A bola ultrapassa completamente a linha e o juiz apita apontando para o centro. O que isso desencadeia das quatro linhas para fora é o que determina o tamanho do futebol.
Dentro dessa paixão, surgiram as torcidas organizadas, que se desenvolveram naturalmente e acabaram criando uma série de confusões. Geraram o que pode gerar um homem. E foram tiradas de circulação.
Como o time do Corinthians não dava mais notícia, uma parte da imprensa começou a explorar a presença do grande número de corintianos no estádio. Capas com faixas da Gaviões, despertando a paixão corintiana. Fomentando a quebra do recorde de público do time no campeonato (21.639 se não me engano) e exaltando ser do time a melhor média de público no Brasileiro.
Dentro desse contexto e emprestando o merecido e louvável apoio aos jogadores, a Gaviões mandou cerca de dez ônibus para o Rio. Digamos 500 pessoas.
Após a vitória, havia uma mancha negra em parte da arquibancada.
Eis que... ao fundo, tento entender o que gritam os Fiéis. Não consegui entender até que chegam no que é realmente o grito mais gritado, até por marcar o início dos sambas da escola da torcida:
"Ga-vi-ões! Fiel! Sou da Gaviões eu sou..."

E o grito morreu ali.
Eles estavam encerrando o grito.

Só que há pouco tempo, isso era o início de "Ga-vi-ões! Fiel! Sou da Gaviões eu sou...Vou dar porrada eu vou... E ninguém vai me segurar... Nem a PM!"

De alguma forma isso pode ser um indicativo de que deu resultado a pressão feita sobre eles. Podem realmente ter se conscientizado de que estavam criando problemas sérios. Ou só se deram conta de que aquilo estava prejudicando a imagem que fazem deles.

Mas algo grande mudou. Porque calou o quê? 500? 400 pessoas?
Se alguém conhecer gente que viaja com a torcida, eu gostaria de saber o que acontece atualmente dentro dos ônibus. Pode estar diferente? Pode.

Se a notícia é a torcida, acho que tem notícia ali no meio. Mas tudo isso que eu escrevi pode ser uma besteira sem tamanho. Vou dormir.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial