quarta-feira, outubro 20, 2004

Amorim, o melhor time do mundo é o seu

Eu tenho uma tese básica para nortear meu entendimento de futebol: "o time mais importante do mundo é o seu".

É o meu para mim e o seu para qualquer um que ler. Para o torcedor do Guarani, o time mais importante do mundo é o Guarani, para o juventino, o Juventus, para o corintiano, o Corinthians e para o flamenguista, o Flamengo. (A única exceção que consegui encontrar até hoje é o torcedor do Íbis, para quem o time mais importante do mundo é o adversário do dia, pois sem aquela derrota, o time iria perder sua identidade de "pior time do mundo".)

Portanto, me parece louvável que o estimado colega e afilhado de casamento, senhor Ricardo de Oliveira Amorim, defenda o Zico como melhor jogador do mundo antes do Pita entre os que não ganharam nada pela Seleção Brasileira. Nem Copa América.

Daí o estimado afilhado achar que o importante mesmo são os títulos pelo Flamengo, principalmente os ganhos em cima do Vasco. Está certíssimo. O melhor time do mundo é o seu, assim como o coração mais importante do mundo é o seu. Ao menos para você. E você seria maluco se pensasse diferente.

Reconheço: o Zico foi um bom batedor de faltas...

"De Copa perdida eu entendo", disse Zico ao defender o corte de Romário da Seleção. O Galinha de Quintino era membro da comissão técnica da Seleção. E como grande especialista no assunto conseguiu mais uma grande conquista pela seleção. AJUDOU O BRASIL A PERDER MAIS UMA COPA DO MUNDO.

Gênio! Ignorou a experiência do Romário e o Ronaldo não suportou a pressão. Continuo sem saber (e ninguém sabe) se o Brasil teria chegado à final com o Romário infernizando o grupo se não fosse titular. Nunca saberemos. Mas ele defendeu um caminho e resultou em desastre.

Depois que o Flamengo perdeu para o Santo André a final da Copa do Brasil, no Maracanã, o citado afilhado escreveu que já não tinha mais como achar o Flamengo aquele encanto todo, mas graças a Deus e a intrincadas manifestações neurológicas, a ordem já voltou e o nobre afilhado já considera novamente que o mundo todo gira em torno do Flamengo.

Não sei nem se o Zico foi o melhor jogador da história do Flamengo. Há divergências. Os flamenguistas que se decidam, primeiro.

A partir do momento que cada um tem uma paixão (e quem ama o feio, craque lhe parece), só podemos passar a comparar os melhores a partir do momento em que os selecionarmos. E quando selecionamos com a camisa amarela, o Zico pipoca, assim como Platini com a azul e outros citados que não ganharam nada.

O mundo reverencia o futebol brasileiro por seus cinco títulos mundiais e pela derrota de 82. Sócrates e Falcão bem que tentaram evitar a derrota para a Itália em 82. Quem sabe se o Zico tivesse feito um golzinho de falta naquele jogo tivéssemos ganho? Talvez se o jogo tivesse sido no Maracanã...

O Zico é adorado na Itália porque não jogou nada em 82... Aposto que adoram mais o Paolo Rossi do que o Zico. Por que será?

O Zico foi um jogador muito bom para o Flamengo. Por quê?

O próprio senhor Ricardo de Oliveira Amorim explica o por quê. Abre aspas: Foi campeão do mundo, da Libertadores, quatro vezes campeão brasileiro, sete vezes campeão carioca (quando o futebol do Rio era o melhor do Brasil).
Obs: não vou entrar no mérito do bairrismo dessa última afirmação.

Não disse que o Zico foi importante para o Flamengo por seus 509 gols.

Não. Foi importante para o Flamengo porque ganhou títulos.

Na Seleção, não ganhou. Vamos discutir Zico depois que discutirmos todos os que ganharam algum título pela Seleção antes. Pelo menos uma Copa América...

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial