segunda-feira, agosto 23, 2004

PALMEIRAS. OU 90 ANOS DE ORGULHO !

Nesta semana o meu querido Palmeiras completa 90 anos. A divulgação tem sido mínima, principalmente pela total incompetência do pessoal de marketing do clube. Porém, ontem à noite pude ver e me emocionar com uma bela reportagem na RedeTV, que contou a história do clube desde os tempos de Palestra Italia, e entrevistou grandes ídolos do passado, como Oberdan, Valdir de Morais, Leão, César Sampaio e outros. Confesso, sem vergonha alguma, que fiquei com os olhos cheios d'água. Sobretudo quando mostraram o final da tortura dos 17 anos de fila e a conquista da Libertadores em 99.

O Palmeiras é parte importante da história de glórias do futebol brasileiro. Foram inúmeras as conquistas, como a Copa Rio de 51, disputada no Maracanã contra o Vasco e os principais campeões dos mais importantes países no futebol da época. O título, que o Palmeiras tenta validar na FIFA como um Mundial - e foi - foi decidido contra a Juventus, da Itália. Na semi-final nós derrotamos os donos da casa, o Vasco. Mesmo derrotados, os vascaínos gentilmente nos ofereceram São Januário para treinarmos para a final. Em reconhecimento, há no Palmeiras uma placa em homenagem e agradecimento ao Vasco e a toda a torcida carioca, que lotou o Maracanã na final. Um ano antes o Brasil havia chorado a perda da Copa contra o Uruguai no mesmo Maracanã. A vitória do Palmeiras foi uma lavagem da alma de todos.

Por falar em Uruguai, 14 anos mais tarde o Palmeiras foi convidado pela CBD para representar a seleção brasileira contra os uruguaios na inauguração do Mineirão. Vencemos por 3 a 0 os uruguaios e o time do Palmeiras, com a camisa da seleção, inaugurou dignamente aquele que até hoje é um dos maiores estádios do Brasil.

Fora isso foram 21 títulos paulistas, 4 brasileiros, uma Libertadores, uma Copa do Brasil, uma Mercosul, vários Rio-SP e outros nacionais que precederam o atual Campeonato Brasileiro. Tivemos uma mancha na nossa história com o rebaixamento em 2002. Mas ressurgimos dignamente, como sempre fizemos, vencendo a Série B e estando hoje nas primeiras posições da Série A.

Este é um pouquinho do meu Palmeiras, que quero dividir com vocês. O time que me faz rir, chorar, perder o sono, discutir. E o time que espero ocupe no coração do meu filho, Enrico, o mesmo enorme espaço que ocupa no meu e no do meu pai.

Parabéns, PALMEIRAS QUERIDO !

Igor

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial