domingo, junho 20, 2004

O PARADOXO DO FUTEBOL MODERNO

O futebol atual, para mim, vive um incrível paradoxo: jogadores ganham cada vez mais e jogam cada vez menos.

Ontem, assisti ao jogo entre Alemanha e Letônia: medonho. Os alemães, que são os atuais vice-campeões mundiais e candidatos naturais ao título de 2006 por jogarem em casa, parecem um time de robôs sem lubrificante nas engrenagens. Incrível, mas tenho a impressão de que se algum deles tentar um drible mais ousado ou uma jogada de habilidade poderá fraturar a coluna ou deslocar a bacia... é um futebol mecânico, bruto, duro e sem um pingo de criatividade ou talento.

As demais seleções não são muito diferentes. A Inglaterra não existe (o tal de Beckham é ridículo), a Itália é uma decepção, a Holanda outra, e Portugal e Espanha são "café com leite", como se dizia quando criança. Até a França, de quem se esperava tanto, está medíocre. Pena, porque a Eurocopa é uma Copa do Mundo sem Brasil e Argentina. Nota dez na organização, nas transmissões, nos estádios e na presença de público. Nota 3 a 4, no máximo, no futebol.

E o Brasil? Caminha para o mesmo destino. Com o êxodo cada vez mais precoce dos nossos jogadores, vamos vendo aniquilado o talento ímpar do brasileiro, que não existe em outro canto do mundo. Os caras vão novos para a Europa e se acostumam rapidamente ao futebol de resultados. É por isso que têm destaque nos seus clubes mas, quando vestem a camisa da seleção, são um fiasco e decepcionam.

Por outro lado, se o futebol mundial agoniza, as contas bancárias dos jogadores vão às mil maravilhas. A mídia e os patrocinadores se incumbem de transformá-los em superstars, garotos-propaganda de materiais esportivos, celulares, carros e tudo mais. Aqueles que têm a sorte de ter um rosto que atraia as mulheres então, estão feitos. O futebol é secundário. O negócio é aparecer e virar celebridade das revistas, mas não as de FUTebol, refiro-me às de FUTilidades.

Coisas do futebol moderno. Imagino o que deve passar pelas cabeças de caras como Pelé e Gérson, sómpara citar alguns, que ainda estão vivos e lúcidos para ver e avaliar o futebol destes caras!

Igor

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial