quinta-feira, setembro 09, 2004

Corinthians corre por fora

Enquanto todas as atenções ficam por conta da 'disparada' do Santos, da chegada do Atlético-PR, da gangorra do São Paulo e da surpresa do Juventude, o Corinthians vai galgando espaço na tabela rodada a rodada. Já está em sétimo, com 47 pontos e joga agora contra o Atlético PR. Mais uma vitória e o 'timão' se credencia como candidato ao título. O time, que foi defenestrado por quase todos os comentaristas e colunistas da imprensa brasileira no início do campeonato - deram até que era um dos candidatos ao rebaixamento -, entrou nos eixos sob o comando do técnico Tite, jogando um 'feijão-com-arroz' básico, suficiente para vencer suas partidas por 1 x 0.
A equipe do Corinthians só confirma uma coisa que há tempos venho maturando: não existe time horrível ou super-equipe. Como bem vem provando o time de vôlei do Bernardinho, o que existe é motivação. O Real Madrid é uma equipe de estrelas, craques indiscutíveis em suas respectivas posições - Beckham, Roberto Carlos, Raúl, Ronaldo, Zidane, agora o Owen. Mas sem motivação, não vai chegar a lugar nenhum. A Grécia era um time mediano, sem nada demais. Mas com vontade, conquistou a Eurocopa.
Mas o que dá motivação a uma equipe? O Flamengo está bem motivado, ganhou três seguidas, empatou ontem com o Internacional. Se mantiver o pique, escapa mole do rebaixamento e ainda pode dar um sprint final rumo à Libertadores. Já o Vasco é uma bagunça só, briga aqui, discute ali, perde em casa pro Paysandu e a motivação vai pras cucuias... E tava embalado, com vitória fora de casa sobre o Grêmio!
Tite e o Corinthians mostraram que não existe no futebol - e no esporte em geral - ninguém muito melhor do que os outros, o que há é maior motivação para se consquistar objetivos. Alguém se lembra do Cafu na época do Telê? Era um lateral medonho, que mal sabia chutar a bola. O Telê lapidou o cara e colocou na cabeça dele que era preciso treinar muito, cruzar muitas bolas e, principalmente, não dar ouvidos aos críticos (que eram muitos!) para vencer. E o Cafu hoje é quase uma unanimidade.
As 'pitonisas' do futebol deram o Corinthians rebaixado e o Vitória brigando por vaga na Libertadores. Hoje a situação é justamente inversa. É a motivação dando um chega-pra-lá no oba-oba de Edilsons e Vampetas da vida...

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial