DICA : DOCUMENTÁRIO EXCELENTE
Vocês conhecem um documentário que o GNT está reprisando às 9 da noite? Chama-se Futebol, e foi feito há uns 10 anos. Não sei quantos capítulos são, vi 2 até agora, nesta semana. O documentário foi todo feito no Rio entre 96 e 97.
Num deles eles mostraram a dureza da vida dos garotos do Brasil todo que iam ao Rio participar das peneiras do Flamengo. Ao acompanhar a história de alguns deles a gente chega a se emocionar de verdade.
No outro, que acabei de ver há pouco, eles mostram a dura realidade dos ex-jogadores. Entrevistam Didi, Nilton Santos, Bellini, mas fazem mesmo uma grande matéria acompanhando a vida diária do Paulo César Lima (Caju), no Rio em 97. É triste ver o quanto gênios da bola que tiveram o mundo aos seus pés sofrem com o ostracismo repentino. Conseguimos entender o motivo pelo qual o Romário não quer parar. Não é grana, é o assédio, a paparicação que mais fazem falta. Outra reportagem que enche os olhos d'água.
O Paulo César, por exemplo, tentou de tudo para ser o escolhido para o sorteio da Copa de 98, que foi realizado em Marselha, em dezembro de 97. Ele vai ao escritório de um advogado amigo, que cuida dos negócios dele, e tenta com um cara da França ser ele o escolhido para o sorteio, já que ele foi o 1o. brasileiro a jogar em Marselha (eu não sabia disso). A coisa não dá certo, e os closes que a câmera dá flagram toda sua ansiedade e seu choro contido.
Fica a dica. Para quem adora futebol, é imperdível. Melhor ainda porque se passa no Rio, onde futebol e poesia sempre se misturaram e onde o futebol é de fato arte.
Igor
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial