segunda-feira, abril 04, 2005

PESQUISAS SÃO CIRCUNSTANCIAIS

Estas pesquisas sobre tamanho de torcidas, como a última do Placar, mencionada aqui, têm um ingrediente muito forte de paixão e de momento. Na minha opinião, as duas únicas posições que são inquestionáveis são as do líder Flamengo (que não é um clube, é uma religião), e do vice Corinthians, outra religião. E nesta ordem, embora alguns alvi-negros tentem falar o contrário. Costumo dizer que em algum lugar nas geladas montanhas do Afeganistão deve haver alguma torcida FLAFEGANISTÃO, ou coisa parecida.

Com relação ao terceiro lugar, esta pesquisa aponta SPFC, Vasco e Palmeiras, nesta ordem. Muito longe vem o Grêmio e outros. Porém, notem que, dependendo da pesquisa, estes lugares mudam. O Data Folha recentemente soltou uma em que o Vasco aparecia em quinto, bem abaixo de SPFC e Palmeiras, que estavam empatados dentro da margem de erro.

Futebol é momento. Se você fizer uma pesquisa hoje, certamente encontrará inúmeros são-paulinos e fluminenses que você certamente não encontraria há um ano, após a eliminação pelo Once Caldas, por exemplo, ou quando o Flu dava vexame no Brasileirão. Imaginem como deve ter sido difícil encontrar alguém disposto a dizer que era palmeirense quando fomos para a segundona, ou gremistas agora, por exemplo, na segundona no Brasileiro e fora das finais do Gauchão.

Tal qual nas pesquisas de boca de urna, minutos antes de uma eleição, estas pesquisas estão muito longe de ser uma verdade absoluta. Exceto, como disse, com relação aos inquestionáveis Flamengo e Corinthians.

Igor

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial