quinta-feira, julho 01, 2004

A Nova Ordem do Futebol

Parafraseando Caetano, que está bem longe de um cronista esportivo, alguma coisa parece fora da Nova Ordem do Futebol Mundial. Igor foi feliz em detectar o problema, mas eu gostaria de apontar algumas razões que, acredito, tenham mudado o nosso velho esporte bretão. Antigamente, Corinthans, Flamengo, Fluminense, Vasco, Palmeiras, São Paulo, Grêmio e Inter dominavam a primeira divisão pelo simples fato de terem mais torcida. A renda dos estádios se revertia em cofre cheios e assim os maiores podiam contratar os melhores jogadores e etc... Algumas coisas mudaram depois de lá. São elas:

Lei Pelé: Tirou do clube a grana da venda de jogadores.

Pressão do futebol europeu: Aumentou os salários de todos os jogadores. Qualquer zé mané hoje tem contratos com recisões milionárias e quer ser vendido para a Europa, nem que seja para a Rússia, Turquia, Grécia e outros países sem tradição no futebol, para ganhar em euros. Ficou impossível para qualquer clube manter seus jogadores aqui. Na copa de 82, Zico, Júnior, Leandro, Oscar, Éder, Serginho e cia jogavam todos no Brasil. A exceção era o Falcão, que estava no Roma. Hoje, toda a seleção brasileira é "estrangeira". Mal para o Futebol Brasileiro.

Problemas administrativos: Como se sabe, os cartolas brasileiros nunca foram exímios administradores. Quando as burras estavam cheias tudo bem, mas agora, em plena crise, a coisa se complica.

Claro que perante esse quadro quem se beneficiam são as equipes pequenas. Não têm dívidas e conseguem manter times apenas medíocres - como atualmente podemos classificar os grandes.

Mudar essa situação significa profissionalizar de fato o futebol, com uma liga forte, sem violência nos estádios, onde os jogos sejam um pouco mais que uma pelada - como, aliás, foi a de ontem no maior estádio do mundo. A CBF estuda uma proposta de estabelecer um tempo mínimo para o jogador brasileiro atuar no país. Não sei se é solução, mas pode iniciar o debate pela melhoria do futebol brasileiro.

Ricardo Ferraz

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial