quarta-feira, janeiro 03, 2007

Hooligans ingleses na Copa da Alemanha

Alguém assistiu ao programa sobre os hooligans ingleses e as confusões que provocaram na Copa da Alemanha de 2006? Passou ontem à noite no Sportv, muito bom. Produção inglesa, de primeira, os caras tinham um cinegrafista infiltrado entre os hooligans, chegou a ser preso com os arruaceiros numa das cidades alemãs onde a Inglaterra jogou.

Traz imagens impressionantes de como os torcedores ingleses provocavam principalmente os alemães, mas também brasileiros e árabes e negros em geral. Numa das cenas, os brasileiros que comemoravam a vitória sobre a Croácia quase entraram na porrada, tiveram bandeiras tomadas e queimadas, e ainda tomaram um banho de cerveja (provavelmente quente). Os caras são foda, não se intimidam nem quando frente a frente à tropa de elite da polícia alemã (o batalhão de choque deles). O esquema de segurança evitou que 3 mil conhecidos hooligans ingleses entrassem na Alemanha, mas a mistura de patriotismo tosco, cerveja e o frenesi da multidão transformam até um garoto de 10 anos em hooligan a ser temido...

Além das imagens e do bom texto (nada daqueles floreios estéreis globais), o documentário é uma aula de como se faz um filme sem descanbar para a defesa do esquema 'prende e arrebenta' policialesco tão comum no noticiário esportivo brasileiro quando trata de brigas entre torcedores. A produção, mesmo quando defende uma atuação mais rigorosa da polícia, o faz com prudência, sem exageros, sem arroubos aquieagoraeanos.

Acho que deve passar de novo nas madrugas da vida... imperdível. Fico imaginando esses hooligans circulando por sampa ou rio em 2014, provocando os malucos do Chapéu Mangueira, Pavâozinho, Itaquera ou Guaianazes... Será que a PM dá conta?

2 Comentários:

Às seg. jan. 08, 02:30:00 PM , Blogger Ricardo Ferraz disse...

esses caras não são nem loucos de vir para o Brasil... lá eles são presos aqui eles são mortos!!!

 
Às qui. jan. 18, 01:04:00 PM , Blogger Ricardo Amorim disse...

eu perdi um trem por causa desses caras em Frankfurt. por pouco perco a estéia da Argentina em Hamburgo mas, no final, depois de muita conversa, consegui convencer o voluntário alemão que meu atraso pra chegar no estádio foi provocado pelo fechamento da estação de trens em Frankfurt, onde os hooligans ingleses quebravam o pau com a polícia.

os caras são impressionantes mesmo. o jogo da inglaterra era às 21h e eles começavam a beber às 9h da manhã. do dia anterior!

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial