segunda-feira, agosto 15, 2005

O FEDATO DO GOL

A última grande "academia" montada no Parque Antártica tinha o seguinte time: Leão, Eurico, Luis Pereira, Alfredo e Zeca; Dudu e Ademir da Guia; Edu, Leivinha, César e Nei. Foi este o time bi-campeão brasileiro 72-73. O centro-avante titular absoluto era o grande CésarLemos, o César Maluco, a quem nós palmeirenses temos ainda o prazer de ver nos jogos do Palmeiras hoje em dia.

Seu reserva imediato chamava-se Fedato. Acho que poucos além dos palmeirenses devem se lembrar dele. Fedato cansou de decidir jogos entrando no segundo tempo, substituindo César por algum motivo qualquer. Porém, quando começava o jogo, Fedato era um fiasco. Os tempos atuais tem um "Fedato" típico: o tal de Basílio, do Santos, ex-Palmeiras. O cara faz gols quando entra no final do jogo, mas não ouse escalá-lo desde o início porque ele vai negar fogo.

Bem, toda esta volta para dizer que Sérgio é o atual "Fedato" do Palmeiras. Só que não é atacante, é goleiro. Sérgio sempre substituiu Marcos à altura, fazendo defesas milagrosas e salvando o Palmeiras em várias oportunidades. Pelo seu bom trabalho e pelos longos anos no clube, Sérgio sempre reivindicou a posição de titular, mesmo sendo amigo pessoal de Marcos.

Com mais esta contusão de Marcos (deve ser o terceiro ou quarto afastamento longo desde a Copa de 2002), e com a chegada de Leão, Sérgio está tendo sua chance como titular. Marcos se recuperou, mas não voltou a ser titular ainda. Mais do que isto, parece que Marcos e Leão não se bicam. Marcos menosprezou a contratação de Leão na época e agora vem mais uma vez com o papo de se tranferir para outro clube.

Já Sérgio, com a chance de ouro nas mãos, está mal. Não só não opera milagres como ainda tem falhado. No segundo gol do Inter a bola passou a um metro dele, que pareceu um goleiro de futebol de botão, estático. Acho que se o Palmeiras vender o Marcos fará uma grande cagada. Se é para se desfazer de algum deles, que saia o Sérgio. Marcos é a única grande revelação de fato do clube nos últimos 30 anos. É palmeirense e ainda é o melhor goleiro do Brasil, na minha opinião. Apostar no Sérgio será um erro. Será o mesmo que mandar o César Maluco embora para ficar com o Fedato, ou se livrar do Robinho e apostar no Basílio.

Leão recuperou a motivação e a disciplina do Tardelli. Perto dele, Marcos é sopa de se recuperar.

Fica Marcão !!!

Igor

Um comentário:

  1. O colombiano é o Muñoz, bem lembrado. É o típico Fedato! Ele está se recuperando de um longo tempo de estaleiro por causa de cirurgia de ligamento no joelho. Está treinando, deve voltar no segundo turno.

    Igor

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.