quinta-feira, junho 29, 2006

Espetáculo

Divirto-me assistindo aos velhinhos comentaristas do Muppet Show, digo, da Copa do Mundo, quase todas as noites. E quase todas as noites o assunto é o mesmo - está tudo uma porcaria, é melhor perder como em 82 do que ganhar como em 94.

Funciona como um mantra, uma mandala, cuja circunferência é na verdade um raciocínio circular. Como num jogo de bobinho, cada comentarista da um toque para o do lado, que faz o mesmo e assim por diante, sem sair do lugar, enquanto nós, os bobos telespectadores acompanhamos, sem esperança de tomar a bola. É sempre uma boa forma de pegar no sono.

Um tal de Renato Nanseique, vociferando contra uma das declarações do Parreira, no entanto, me despertou. Agarrado a uma frase infeliz - "as seleções são lembradas pelos resultados", ou algo assim - ele a chacoalhava aos ventos, como um trófeu, como se houvesse descoberto o cálice sagrado, calando Parreira diante de todos em nome de Puskas, Cruyff, Zico, Telê, Rinus Michels e todos os nossos heróis derrotados. (não que ele os tenha citado).

É a esse triste espetáculo que me refiro acima.

Triste porque óbvio, velho, sem brilho, sem risco, previsível, covarde até... já que o Parreira não estava lá para se defender e contextualizar o que disse, certo ou errado. Triste quase como o jogo que ganhamos de um japão que não há.

Porque no futebol o espetáculo DEPENDE DE UM ADVERSÁRIO PRESENTE, ATUANTE, DESAFIADOR. Espetáculo no futebol não é massacrar quem joga menos. É ganhar, com mérito, de quem tem nível para desafiar você.

São Paulo e Corínthians
Vasco e Flamengo
Meu time do morrinho contra o da rua de baixo (esse vocês perderam)

Espetáculo é CLÁSSICO

Como Brasil e França

Brasil e Inglaterra ou Portugal

Brasil e Argentina ou Alemanha ou Itália.

Acorda o pessoal lá do SportTV

Que o ESPETACULO vai começar.

1 Comentários:

Às qui jun 29, 07:31:00 PM , Blogger Ricardo Ferraz disse...

Falou e disse. Esse time do Parreira nao eh aquele que a gente quer, mas ta longe de ser a merda que a imprensa esportiva apregoa. Classico e classico e essa copa ta legal porque tem um monte de time com tradicao se enfrentando. Isso, por si soh, ja vale o torneio.

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial